O DOM DA PREMONIÇÃO, 2000




Annie Wilson (Cate Blanchet) é uma viúva mãe de três filhos. Para ganhar dinheiro, usa deus dons psíquicos como cartomante na pequena cidade onde mora. Parte da cidade não a vê com bons olhos, enquanto uma outra parte a tolera pelos seus dons. Do nada, ela começa a ter sonhos premonitórios envolvendo moradores da cidade. A coisa complica quando a filha (Katie Holmes) de um importante membro da comunidade desaparece misteriosamente.  O pai da mulher, mesmo sem acreditar em Annie, implora para que ela encontre sua filha. 



O filme é dirigido pelo excelente Sam Raimi (Homem Aranha, Evil Dead) e tem roteiro escrito pelo talentoso Billy Bob Thornton. De acordo com Thornton, o roteiro é semi-autobiográfico baseado nas experiências psíquicas de sua mãe, também como cartomante. É um filme muito interessante com cenas bem assustadoras. O clima de medo é visível, até pela interpretação sempre acima da média de Blanchet. Com histórias e personagens que se cruzando, o roteiro é muito bem escrito, com poucas amarras soltas.




Destaque para a vizinha Valerie Barksdale (Hillary Swank) cliente de Annie e esposa de Donnie Barksdale (Keanu Reeves). Sofrendo violência doméstica do marido, Valerie é proibida de visitar Annie por Donnie. Em grande parte por Annie dar conselhos para Valerie abandonar Donnie, pois as agressões não cessariam. O que causa revolta em Donnie.



Destaco também uma surpresa: Giovanni Ribisi. Seu Buddy Cole, amigo de Annie está excelente! Com transtorno bipolar, ele dá um show como o desequilibrado, mas do bem, Buddy. A cena em que ele enfrenta Donnie na estrada é muito boa e dá a dimensão do tom do personagem. Greg Kinnear, como o frágil viúvo de Cate, também está muito bom. J.K. Simmons, colaborador eventual de Raimi, também está no filme como Pearl Johnson. Um bom filme.

RR



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS!

HANNIBAL LECTER - QUEM JÁ INTERPRETOU?

COP LAND, 1998