PAUL WALKER - VELOZES E FURIOSOS TRIBUTO



No final desse mês, farão seis anos que o ator Paul Walker nos deixou, vítima de um acidente automobilístico. O ator morreu em decorrência dos traumas da batida e pelo fogo espalhado no trágico acidente. A perícia já constatou que não houve nenhuma irresponsabilidade do condutor. Ele estava na companhia de um amigo, também falecido. Vamos relembrar a série Velozes e Furiosos e seu impacto no cinema mundial?


Paul William Walker IV nasceu no dia 12 de setembro de 1973. Filho de uma ex-modelo, Cherryl e Paul Walker III, o ator era membro da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Mórmons. Formado numa escola cristã, ele queria ser biólogo da Marinha. Sempre foi um apaixonado por carros e surf. 


Começou muito cedo. Mais exatamente aos dois anos de idade, como modelo da marca de fralda Pampers. Trabalhou em algumas séries, até que em 1986 fez sua estréia no cinema, no longa O Monstro do Armário, dirigido por Bob Dahlin, uma mistura de terror e comédia, bastante comum nessa época. Em 1998 estrelou Os Irmãos Id & Ota, uma comédia besteirol que, pelo menos, o colocou no radar de Hollywood. Após esse filme, ele ganhou alguns papéis secundários, importantes para sua formação de ator.


Nos anos seguintes, participou de Pleasantville ( diretor Gary Ross ), Marcação Cerrada, Sociedade Secreta, Ela é demais e Perseguição - Estrada da Morte. Acredito que esses filmes legitimaram o convite para rodar o filme de maior sucesso comercial da sua carreira: Velozes e Furiosos, no ano de 2001. Ao lado de Vin Diesel, reescreveram os filme de ação e perseguição policial. Apesar de não terem nenhuma novidade no roteiro, o filme agradou o público e segue tendo uma fiel legião de fãs. 


Em seguida o ator participou de Timeline, de Richard Donner, que não foi muito bem recebido, nem pela crítica e nem pelo público. No mesmo ano emendou uma sequência de Velozes e Furiosos. O segundo filme arrecadou cerca de duzentos milhões de dólares de bilheteria, mais ou menos como o primeiro filme. Na terceira parte, não constam nos créditos os nomes das estrelas principais, mas o filme foi bastante elogiado pela crítica, e foi abraçado pela comunidade asiática, sendo dirigido por Justin Li. 


A quarta parte veio rasgando a bilheteria, batendo os três primeiros filmes de lavada. O filme teve uma bilheteria de trezentos e sessenta e três milhões de dólares. Com a franquia crescendo cada vez mais, os atores totalmente identificados com os personagens e uma legião de fãs, veio mais uma sequência, dessa vez rodada em grande parte por aqui mesmo, no Rio. Velozes e Furiosos - Operação Rio adicionou um personagem que ajudou a alavancar a série ainda mais: o carismático The Rock. Qual o resultado? Bilheteria de seiscentos e vinte e seis milhões de dólares. Nada mal, não?


Velozes e Furiosos 6 trouxe de volta o personagem de The Rock e um roteiro clichê demais. Mas vocês acham que os fãs reclamaram? O filme foi, mais vez, muito bem de bilheteria, pra variar. O faturamento absurdo de setecentos e oitenta e oito milhões de dólares o colocava num patamar diferenciado na franquia. Prova que o público procura mais diversão, tipo um fast food pra mente. O filme é ágil, tem cenas de tirar o fôlego e é um prato cheio para fãs de filmes de ação.


Em seu último filme da franquia, Velozes e Furiosos 7  tornou-se a oitava maior bilheteria da história do cinema. O filme gerou mais de um bilhão e meio de dólares. O filme figura entre Avatar, Vingadores Ultimato e muitos outros sucessos. 


Sua morte foi sentida por toda a comunidade artística de Hollywood. Um acidente "bobo" tirou a vida do ator aos quarenta anos de idade. Vin Diesel já se pronunciou diversas vezes nas redes sociais sobre como sente falta do "irmão". Hoje mesmo ( 06/11/2019 ) no dia do aniversário da filha de Paul, Meadow Walker, seu padrinho publicou nas redes sociais uma singela mensagem escrevendo " sempre me orgulho de você". 


Quero deixar, na íntegra, o post de Vin Diesel no Instagram no dia do aniversário de Paul, nesse ano. Uma emocionante despedida para uma bela amizade. Mas abaixo, deixo um tributo ao ator.


"Tanta coisa para te dizer … muita coisa para compartilhar, fizemos uma festa para a equipe ontem à noite em agradecimento por todo o seu trabalho duro. Foi um daqueles momentos em que tantas vezes no passado estávamos juntos sorrindo e deixando todos bêbados, especialmente Justin Haha Quem, a propósito, deixaria você tão orgulhoso do que ele (Justin) está realizando com este filme. Nathalie estava lá, com seu espírito amoroso. Ah, e John Cena estava lá, você adoraria. Dava para sentir gratidão … e, conhecendo você, você gostaria que ele vencesse. Nesta semana, o estúdio veio se reunir sobre o próximo capítulo – você iria adorar ouvir isso. Você teria gostado do fato de termos nos encontrado em uma capela. Foi profundo. Normalmente, hoje eu estaria planejando como te envergonhar com um bolo de aniversário. Haha Em vez disso, reflito sobre a sorte de chamá-lo de meu irmão. As lágrimas nunca desaparecem, mas elas mudam … do luto para o da graça. Só esperamos deixá-lo orgulhoso. Falando nisso, adivinhe com que mensagem eu acordei … sua filha. Meadow me enviando amor neste dia. Uau, ela me conhece tão bem. Ela tem seu coração. Feliz aniversário … é incrível, mas de alguma forma você continua fazendo do mundo um lugar melhor”.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS!

HANNIBAL LECTER - QUEM JÁ INTERPRETOU?

COP LAND, 1998