ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO, 1979 - 40 ANOS
Há quarenta anos atrás o mundo do cinema ficava estarrecido com a ficção científica Alien - O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott. O filme trouxe uma criatura fantástica e nos entregou Sigourney Weaver em seu primeiro papel de destaque na tela grande.
A história foi criada por Dan O'Bannon e inspirada em filmes antigos de ficção científica. O longa também teve a supervisão de Walter Hill, diretor de filmes como Ruas de Fogo, 48 Horas 1 e 2, Inferno Vermelho, entre outros. O artista plástico H. R. Giger foi o responsável pela criação do monstro do filme, recebendo por esse papel um prêmio Oscar.
O mistério em torno do monstro para com os atores do filme era tão grande, que na cena em que o Alien sai da barriga de um dos atores, ninguém sabia o que apareceria. Foi "colocado" na barriga de um dos atores sem que ele mesmo visse. Então, na cena icônica, o que se viu foi o espanto REAL de Veronica Cartwright com sangue espirrando no seu rosto e um choque para toda a equipe.
SIGOURNEY WEAVER - TENENTE RIPLEY
Algumas vezes indicada ao prêmio Oscar, Sigourney ainda possui sua estrela na calçada da fama, obviamente pela sua personagem histórica Tenente Ripley, a heroína do espaço, uma novidade em 1979. Um filme de ação e ficção científica protagonizado por uma mulher era algo bem raro. Essa foi um das sugestões do "supervisor" Walter Hill, emendando que " ela sobressairia melhor, num universo dominado por figuras masculinas. Sigourney ainda participou de inúmeros sucesso, entre Os Caça Fantasmas, Avatar, A Morte e a Donzela, entre muitos outros. Sua última aparição foi na mini série Os Defensores. Atualmente está com 70 anos.
TOM SKERRITT - DALLAS
Tom Skerritt já participou de um sem número de filmes de sucesso. Top Gun, Nada é Para Sempre, Mash, Na Hora da Zona Morta e muitos outros. Muito se deve ao sucesso de seu papel com Dallas. O ator desempenha seu papel na medida certa, trazendo confiança e esperança para a interpretação de seu personagem. Um dos seus últimos trabalhos foi no filme Lucky, de 2017. Atualmente está com 86 anos.
VERONICA CARTWRIGHT - JOAN LAMBERT
Veteraníssima, participou de filmes aclamados pela crítica mundial. Invasores de Corpos, Os Eleitos, Os Pássaros, As Bruxas de Eastswick, Todo Mundo em Pânico 2 e mais alguns clássicos de terror e suspense. No início, Veronica não concordava com a maneira de atuar solicitada pelo diretor. Ela achava a personagem "fraca", mas Scott dizia que ela tinha que ser a ponte do medo entre o filme e o público. Com uma atuação brilhante, levou pra casa o prêmio Saturn Award pelo papel. Atualmente com 70 anos, seu último trabalho foi na série Supernatural, como Lily Sunder.
JOHN HURT - THOMAS KANE
Sir John Hurt teve um papel fundamental para o cinema até o fim de sua vida. Hellboy, V de Vingança, Harry Potter, Indiana Jones, O Homem Elefante, Hércules, A Chave Mestra entre muito outros, são só algumas contribuições dele para a sétima arte. De voz impactante, seus personagens são sempre muito bem construídos. É com ele uma das cenas mais assustadoras, não só do filme, mas da história do cinema: a revelação do monstro Alien. Faleceu em 2017, aos 77 anos, decorrente de cancer no pâncreas. Sua última participação nos cinemas foi no filme A Lenda de Tarzan, de 2016.
HARRY DEAN STANTON - SAMUEL BRETT
Mais acostumado as pequenas produções, Harry exitou um pouco a aceitar o papel, pois não gostava de filmes de ficção científica e nem de filme de monstros. Convencido por Ridley Scot, acabou cedendo. Também veterano, participou de A Espera de Um Milagre, Paris, Texas, A Garota de Rosa Shopping, A Última Tentação de Cristo e muitos outros. Fez uma pequena participação no filme Os Vingadores, contracenando com Mark Ruffalo. Faleceu no ano de 2017, de causas naturais, aos 91 anos. Uma curiosidade: o ator serviu na segunda guerra mundial, como cozinheiro, durante a batalha de Okinawa.
IAN HOLM - ASH
Um dos melhores atores da sua geração. Com interpretações tocantes ao longo da vida, fez história ao participar dos filmes da franquia O Senhor dos Anéis. Como Bilbo, tornou-se popular em todo o mundo. Trabalhou em Carruagens de Fogo, Do Inferno, Doce Amanhã, O Senhor das Armas, Sombras do Passado e muito mais. Com uma carreira consagrada também no teatro, seu último filme foi a participação nos filmes O Hobbit, de 2014. Está com 88 anos.
YAPHET KOTTO - DENNIS PARKER
Atualmente com 78 anos, está afastado do cinema. Ator de filmes de ação, até pela sua altura ( 1,90 ), participou também do longa The Running Man, adaptação de Stephen King, com Arnold Schwarzenegger. Em seu currículo ainda consta o vilão de Viva e Deixe Morrer, Kananga. Também participou de Brubaker, ao lado de Robert Redford. Uma curiosidade: Kotto acredita ser tataraneto da Rainha Victoria. O filho da Rainha, Eduardo VII teria tido um envolvimento com a princesa Nakande, filha do Rei camaronês Doualla Manga Bell. Dessa relação, teria nascido Alexander Bell, bisavô de Yaphet. A secretária da Rainha nega as informações, dizendo que o Rei nunca visitou Camarões.
H R GIGER - CRIADOR DO ALIEN
Artista plástico Suíço, teve o auge da carreira na criação do monstro Alien. Mestre na arte da aerografia, técnica ultra realista, ele tem obras de impacto mundial. Suas obras de maior destaque nessa técnica é Masterpiece, Bithmachine e The Spell I. Tem um Oscar de efeitos visuais pelo filme. De acordo com a wikipédia, é um dos autores mais plagiados de todos os tempos. Faleceu aos 74 anos, em Zurique.
RIDLEY SCOTT - DIRETOR
Um dos meus diretores prediletos, só por Blade Runner já podeira ser considerado uma lenda. Não satisfeito ( graças a Deus ) ainda nos entregou filmes como Gladiador, Prometheus, Thelma e Louise, Cruzada e uma INFINIDADE de obras essenciais para o desenvolvimento do cinema a partir da década de 80. Seu último filme foi Todo Dinheiro do Mundo, em 2017. O diretor está com 81 anos.
Esse filme me deu muito, mas muito medo. Com um ambiente escuro e sufocante, é um suspense digno dos anais da história. As cenas em que aparecem a criatura, mesmo para aquela época, é melhor do que muitos filmes feitos agora mesmo, em 2019. Sua técnica e perfeccionismo nos brindam com um dos maiores sucessos do cinema. Segue abaixo, uma das cenas mais assustadoras de todos os tempos.
Esse filme me deu muito, mas muito medo. Com um ambiente escuro e sufocante, é um suspense digno dos anais da história. As cenas em que aparecem a criatura, mesmo para aquela época, é melhor do que muitos filmes feitos agora mesmo, em 2019. Sua técnica e perfeccionismo nos brindam com um dos maiores sucessos do cinema. Segue abaixo, uma das cenas mais assustadoras de todos os tempos.
Comentários
Postar um comentário