ALIANÇA DO CRIME, 2015
Uma história real é sempre interessante. Apesar do cinema não precisar de nenhum tipo de realidade para fazer valer sua proposta, um fato verídico agrega em uma certa riqueza histórica. Vale a pena conferir esse trabalho de Johhny Depp, mais uma vez, deslumbrante.
James "Whitey" Bulger foi um um dos maiores gangsteres das décadas de 70 e 80. Chefe da Winter Hill Gang, no sul de Boston, e descendente de irlandeses, foi responsável por 19 assassinatos nesse período. Criado em Boston, seu irmão era presidente do senado de estadual de Massachusetts.
O filme conta a história dele e de John Connolly ( Joel Edgerton ) seu amigo de infância recém admitido no FBI. Após uma reunião com o irmão de Bulger, William "Billy" Bulger ( Benjamin Cumberbatch ), ele marca um encontro com Whitey, afim de firmarem uma "parceria". Ele ( Whitey ) o ajuda a colocar uma gangue de italianos na cadeia, expande seus negócios, e ele fica "bem na fita" com a agência.
Obviamente a coisa dá certo por um período. Com um temperamento explosivo, quase sempre como um psicótico, ele expande seus negócios até a Irlanda, numa contribuição inédita com o IRA. Com o auxílio de Connolly, ele que já era destemido, sente-se intocável. A ruína, na maioria das vezes, é causada pelo próprio ego.
Whitey ficou quase dezessete anos como um dos dez homens mais procurados pelo FBI. Sua prisão ocorreu no ano de 2011. Ele estava com oitenta e um anos. Sua esposa também foi presa pelo FBI, cumprindo pena de oito anos de prisão. Sua morte ocorreu na cadeia, onde cumpria sua pena de prisão perpétua. Foi encontrado morto numa cadeira de rodas, espancado com um cadeado enrolado num pano e uma faca. Seus olhos foram parcialmente arrancados e sua língua cortada.
Um autêntico filme de máfia. Muito bem dirigido por Scott Cooper, tem atuações brilhantes do próprio Depp, de Joel Edgerton, Peter Sarsgaard, Kevin Bacon, entre outros. O ritmo é lento, até pelo peso da história, e bastante violento. Depp brilha como Bulger, careca, insano. A história de Bulger já havia sido parcialmente contada por Martin Scorsese em Os Infiltrados.
Um filmaço!
Vou querer vê esse filme
ResponderExcluir