REMEMBER, 2015




O diretor ultra talentoso Atom Egoyan se faz presente no mundo do cinema com filmes espetaculares e com histórias humanas. Desde O Doce Amanhã ( ESPETACULAR ) e Exótica, o diretor nos brinda com filmes intimistas e um olhar diferente ao contar uma história. 



Esse filme, Memórias Secretas, não foge do ritmo que já é costume do diretor. Como sempre, ele se cerca de atores experientes e consagrados. Christopher Plummer, Bruno Ganz e Martin Landau ( entre outros ) fazem parte desse filme que permeia entre o drama e o suspense. 




Zev Guttman ( Plummer ) sobrevivente de Auschwitz, está "hospedado" num lar de idosos junto com sua esposa e Max Rosenbaum ( Landau ). Com a morte da esposa, Max relembra Zev da promessa que fizeram um ao outro: vingar-se do algoz de suas famílias no campo de concentração. Como Max encontra-se numa cadeira de rodas, a missão cai no colo de Zev. Max acredita ter encontrado o paradeiro de Otto Walllisch, vivendo hoje com o nome de Rudy Kurlander. Numa pesquisa, foram descobertos quatro Rudy Kurlander vivendo nos EUA. E os dois ( Max e Zev ) são os únicos ainda vivos que podem identificar o homem.



Com muita dificuldade devido ao seu avançado estado de demência, ele aceita a cruzada proposta pelo amigo. O filme se desenrola assim mesmo. Quase um road movie da terceira idade, já que a maioria dos atores do filme são veteranos. E que veteranos! Todos estão muito concentrados e focados com o roteiro do filme, que é um deleite. Há muito não via um roteiro tão preciso e surpreendente. Tudo na medida.



Christopher Plummer é um dos maiores atores que já pude colocar meus olhos. Sem contar com A Noviça Rebelde, ainda temos ele brilhando em O Informante, Iniciantes e Todo o Dinheiro do Mundo, entre muitos outros. Ganhador de um Oscar, dois Tonnys e dois Emmys, o veterano ainda está na ativa, graças a Deus. Martin Landau também tem uma contribuição significativa para o cinema. Com um Globo e um Oscar, também tem um talento indubitável.




Pra finalizar, vem meu apelo: vejam esse filme! Uma história diferente das que vemos nas telas hoje em dia. Uma história de vingança muito bem orquestrada e filmada de maneira única, com cenas e tomadas que só a sensibilidade de Atom Egoyan consegue transmitir. Obrigatório. 

RR






  












Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS!

HANNIBAL LECTER - QUEM JÁ INTERPRETOU?

COP LAND, 1998