OPERAÇÃO FRONTEIRA, 2019
Operação Fronteira estreou muito bem no catálogo da Netflix em 2019. Ben Affleck encabeça esse filme que mistura guerrilha, um roubo espetacular e laços de amizade. Confere a resenha abaixo! E não esquece de seguir o blog!
Santiago "Papa" Garcia ( Oscar Isaac ) trabalha como consultor de segurança atuando na Colômbia. Um dia, Yovanna ( Adria Arjona ) oferece informações para papa em troca de asilo para ela e seu irmão fora do país. Ela trabalha para um dos maiores traficantes da Colômbia, um homem chamado Lorea. O traficante se esconde numa casa que mais parece um bunker, dentro da mata.
Como não pode fazer nada sozinho, decide recrutar seu antigo grupo composto por ex-militares. Tom "Redfy" Davis ( Affleck ), William "Ironhead" Miller ( Charles Hunnam ), Ben "Benny! Miller ( Garret Hedlund ) e Francisco "Catfish" Morales ( Pedro Pascal ). Ambos estão em outros empregos e em um momento não muito bom na vida.
Papa contata Ironhead primeiro e esse diz que topa se Redfy confirmar. Ele então vai até ele e diz que o plano inicial era apenas mapear e confirmar o paradeiro do narcotraficante. Pra isso receberia como consultor uma quantia razoável de dinheiro. Necessitado, ele se junta ao grupo. Mas, com o decorrer do filme, o plano de Papa vai ficando mais claro. E bastante arriscado.
Sabendo dos horários e de quantos seguranças tem na casa, eles decidem roubar o dinheiro, matar Lorea e desaparecer no mapa. Seria um traficante a menos e uma vultuosa quantia de dinheiro pra eles. aproximadamente duzentos e cinquenta milhões de dólares. Mas nem tudo ocorre como planejado e as coisas acabam indo para um outro direcionamento.
Muito bom, hein? As cenas de confronto são muito boas, com a violência na medida certa. O roteiro, bem escrito, vai avançando também em torno da amizade de todos. Em um determinado momento da história, os ânimos ficam a flor da pele, com questionamentos sobre o que é certo ou errado. Em contraponto está a situação precária de todos, que lutaram em diversas guerras pelo mundo e hoje estão sem nada.
Com quatro filmes no currículo, o diretor J. C. Chandor apresenta um excelente trabalho. Todos no filme estão identificados com os personagens. Destaque para Isaac, Pascal e Hunnam. O final, inesperado, é um dos pontos fortes do filme.
RR
Comentários
Postar um comentário