JADOTVILLE - 2016
Uma história real impressionante! Esse é meu veredito para o filme Jadotville, filme estrelado pela galã Jamie Dornan, da série Cinquenta Tons de Cinza. Vamos conferir abaixo um resenha resumida?
No ano de 1961, um grupo de 150 soldados irlandeses liderados por Patrick Quilan ( Jamie Dornan ) ficam sitiados em Jadotville, ameaçados pela força rebelde local, um grupo de mercenários chefiados por René Faulques, comandante histórico dos legionários e Moise Tshombe, ditador congolês.
Assim que os soldados chegam a cidade, acontece um ataque a uma rádio do ditador local. Em represália, Tshombe ordena o tal do cerco. Cercados e sem reforços, os soldados defendem seu posto, enquanto esperam o desenrolar dos acontecimentos políticos, com a negociação capitaneada pelo representante da ONU Connor Cruise O'Brian (Mark Strong).
O elenco não conta com muitos nomes famosos, mas nem por isso temos interpretações abaixo da média. O próprio Dornan está muito seguro e mostrou que é um pouco mais do que já havia demonstrado antes. Mark Strong ( ator que sou muito fã ) também brilha como o político da ONU. O filme tem uma certa sensibilidade na direção, apesar da violência obrigatória.
Vale ressaltar que, mesmo sem tradição em guerras, o grupo de soldados irlandeses resistiu a uma série de ataques durante cinco dias, não tenho nenhuma baixa, e tirando muitas vidas do inimigo. Tudo graças a estratégia e planos mirabolantes de Quilan.
cena épica
Uma das minhas cenas favoritas do filme é num diálogo entre o comandante dos mercenários e Patrick. Ambos estão no bar, e Faulques pergunta se Quilan teria algum plano. Ele responde que "esperar para que não precise entrar em ação, pois nenhum plano sobrevive ao contato com o inimigo". Faulques menciona que a frase é do general nazista Rommel e que ele nunca gostara dele. Ao que Patrick diz " franceses odeiam estrategistas alemães, eles só levaram duas semanas para tomar seu país".
Achei um filmaço!
RR
Isso mermo!!
ResponderExcluirParabéns pela análise.
ResponderExcluir😎
ResponderExcluir