RAMBO 5 - TRAILER E RESUMO DA SAGA

John Rambo está de volta! Desde 2008, Sylvester Stallone não colocava a faixa vermelha na testa e saia matando todo mundo. Aparentemente, a faixa sumiu no novo filme. Vamos relembrar os quatro anteriores?


Baseado no livro First Blood, de David Morrel, que data do ano de 1972, o personagem ficou famoso pela interpretação de Stallone nos cinco filmes da saga. Violento ao extremo, o personagem quase sempre age como um lobo solitário nos filmes da saga. O primeiro foi lançado em 1982 e terminou de consagrar a carreira do ator e desse tipo de filme, muito popular na época do lançamento.

RAMBO, 1982

O primeiro, lançado em 1982, mostrava o ex-combatente do Vietnã John Rambo retorna pra casa e encontra um cenário desastroso. Sofre todo tipo de preconceito da sociedade e da polícia, o que faz que ele seja preso injustamente. Na cadeia, ele usa suas habilidades como soldado para escapar e se esconder na mata, um ambiente, digamos assim, mais confortável pra ele.

O restante do filme se passa ali mesmo, na mata. Tem uma cena muito boa em que rambo, com um ferimento na costela, usa pólvora para cicatrizar mais rápido, pois não teria como usar um médico. Era uma das cenas mais comentadas na época do filme. O filme conta com Brian Dennehy, eterno vilão de Hollywood e Richard Crenna, amigo pessoal de Rambo que interpreta o Coronel Trautman. Pelos fãs, é considerado um clássico.


RAMBO 2 - A MISSÃO, 1985

No segundo filme da saga, o herói encontra-se preso num campo de trabalhos forçado. Convocado pelo seu amigo Trautman, ele aceita uma missão para retornar ao Vietnã, no mesmo local que conseguiu escapar em 1971. É necessário que ele identifique e tire fotografias do local onde se encontram prisioneiros de guerra. Em troca, ele ganharia liberdade total ao retornar. Ao descer, ele perde parte do seu equipamento, ficando apenas com uma faca ( sua marca registrada ) e um arco com flechas explosivas.


Obviamente, tudo dá errado. Ele identifica e tenta agir para libertar os prisioneiros e é abandonado pelos soldados que o resgatariam, num monte, cercado de vietnamita. Aí meu filho, ele começa a agir por conta própria, inclusive com a promessa de se vingar do homem que deu a ordem para abandona-lo, o Marechal Murdock.


Pra mim, é o melhor filme da saga. Ele agora está bem mais armado e as flechas explosivas são um barato. Se o roteiro do primeiro era, no mínimo verossímil, nesse aqui descamba para o clichê e o piegas, como no discurso final. Bem recebido pelo público, foi um sucesso de bilheteria.


RAMBO 3, 1988

Desta vez, John Rambo se refugia num mosteiro budista, em busca de paz espiritual. Mas é chamado outra vez ao batente quando tem que resgatar seu amigo, o coronel Trautman, capturado pelo exército soviético no Afeganistão. Curiosamente, os russos são maus e os afegãos lutam lado a lado com Rambo.


É o mais chato das saga, que havia perdido a "novidade" do personagem. Típico de Hollywood dessa era, inventar uma história "meia boca" para justificar a mesma rotina de violência produzida por John Rambo. Segundo consta, o filme está na edição do Guiness Book de 1990 como o filme mais violento produzido. No total, são 221 atos violentos e 108 mortes. 

RAMBO, 2008


Após vinte anos, Stallone resolve retornar ao personagem. Vivendo na Tailândia como piloto de barco, John está casando de guerras e busca a paz, longe de confusão. Em meio a uma guerra civil no país, John aceita levar dois missionários que levariam alimentos a refugiados. Depois de um tempo, um homem retorna dizendo que os missionários foram capturados e que estavam juntando dinheiro para uma equipe de mercenários resgatá-los.


Diferente do anterior, que o roteiro era chinfrin, esse pode não ser um primor, mas ao menos mostra uma história mais atraente, por assim dizer. Foi muito interessante ver o personagem de volta depois de tantos anos. Desta vez, Stallone agarra a direção dessa vez nos entregando um filme bem violento. Com críticas divididas, o público gostou e é o que importa, no fim das contas. Pelo menos, a franquia retorna em grande estilo.


RAMBO 5, 2019


Anunciado como o último filme da saga, Stallone assina o roteiro dessa aventura final. Agora, ele vive recluso e trabalhando num rancho, na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Como não temos mais guerras nem argumentos concretos para um roteiro novo, dessa vez ele vai resgatar a filha de um amigo, que foi sequestrada por um cartel de drogas. Confira o trailer e aguarde o lançamento para setembro de 2019.










Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BEM VINDOS!

HANNIBAL LECTER - QUEM JÁ INTERPRETOU?

COP LAND, 1998