ANDY GARCIA - BIOGRAFIA RESUMIDA
O ator Andy Garcia tem uma filmografia bastante inconsistente. Bom, não vamos entrar no mérito, novamente, de o que é um filme bom e etc. Já conversamos sobre isso antes. Digo inconsistente pelo motivo de não ter uma carreira linear. temos altos e baixos, tanto de críticas, como de público. Vamos fazer um resumo de sua carreira?
O cubano Andrés Arturo Garcia Menéndez, ou simplesmente Andy Garcia, é um ator de origem cubana que hoje está com sessenta e três anos. É casado e pai de quatro filhos, um menino e três meninas. Sua família emigrou para os Estados Unidos em 1961, fugindo do regime socialista de Fidel Castro.
OS INTOCÁVEIS
PERSONAGEM: GEORGE STONE
No ano de 1987, teve a oportunidade de atuar no filme de Brian De Palma, Os Intocáveis, com Kevin Costner, Sean Connery, Robert De Niro e grande elenco. No filme, ele interpretou George Stone, um recém formado pela academia de policia que se junta ao grupo de Elliot Ness ( Costner ), com o propósito de dar fim a carreira de crimes de Al Capone ( De Niro ). Foi a primeira vez que o vi. Na película, ele é um cara extremamente bom de mira. O filme foi indicado a quatro Oscar ( direção de arte, figurino, trilha sonora e ator coadjuvante ) mas quem levou foi Sean Connery interpretando o policial Jim Malone. Andy Garcia protagoniza junto com o grupo, uma das melhores cenas que já vi na vida. Conhecida com "a cena da escada", é um primor de perfeccionismo do diretor De palma.
CHUVA NEGRA
PERSONAGEM: CHARLIE VINCENT
Ao lado de Michael Douglas, o ator estrelou Chuva Negra, em 1989. Dirigido por Ridley Scott. No filme, ele interpreta Charlie Vincent, parceiro de Douglas. Os dois são incumbidos de escoltar um preso japonês, membro da máfia Yakuza, de volta para sua terra natal, o Japão. Chegando lá, naturalmente, o homem escapa, e os policias precisam contar coma ajuda da polícia local, lotada de má vontade, para recapturar o indivíduo. O filme é dedicado a memória de Yusaku Matsuda, que interpreta o vilão Sato. Ao receber o convite para participar do filme, Matsuda, que estava com câncer na bexiga, optou em aceitar pois assim "poderia viver pra sempre". Menos de sete semanas o ator faleceu. Um excelente filme que não faz algum tempo. Um show de todos. Garcia está muito carismático.
O PODEROSO CHEFÃO III
PERSONAGEM: VINCENT MANCINI
Apesar de se destacar nesses dois filmes, o papel que legitimou sua carreira foi como o filho bastardo de Sonny Corleone, Vincent Mancini. Na terceira ( e última ) parte da obra de arte de Francis Ford Coppola, temos novamente Al Pacino, Talia Shire, Diane Keaton, Joe Mantegna e grande elenco. Já velho e cansado, Michael Corleone vê sua família dividida pelo divórcio em que Kate ficou com os dois filhos do casal, e vê sua propriedade no Lago Tahoe completamente abandonada. Num dia de festa, o filho bastardo é apresentado a ele por sua irmã, Connie Corleone. Michael fica um pouco apreensivo, pois Vincent se mostra bastante violento e com o pavio curto. Mesmo assim, decide dar um cargo na família, pra ver o andamento das coisas. Garcia foi indicado ao Oscar ( muito merecido ) por seu desempenho no filme. Como eu disse, estabeleceu sua carreira em Hollywood.
VOLTAR A MORRER
PERSONAGEM: GRAY BAKER
Um ano depois, ele estrelou o filme que mais gosto. Voltar a Morrer, de Kenneth Branagh. O filme conta a história do detetive particular Mike Church ( Branagh ) que aceita fazer um favor para uma freira que cuida do orfanato em que foi criado. Ela solicita que ele apenas a leve as autoridades afim de ajuda-la. Grace ( Emma Thompson ). sem memória, e sem conseguir falar, tem recorrentes pesadelos assustadores e não se lembra de quem é. Mike então a leva para fazer uma sessão de hipnose, tentando, dessa forma, descobrir ao menos quem ela é. Obviamente a sessão hipnótica acaba abrindo umas possibilidades nem tanto promissoras. Como o filme tem alguns o momentos de flashback, o personagem de Garcia se encontra no passado. Primordial para o filme, ele dá show como o jornalista Gray Baker. Se eu fosse escrever a sinopse do filme completa, eu revelaria alguns spoilers, o que estraga a surpresa. Vejam esse filme. FILMAÇO.
ONZE HOMENS E UM SEGREDO
PERSONAGEM: TERRY BENEDICT
De 1992 até 2001, ele trabalhou em uma penca de filmes nem sempre de sucesso. Filmes de romance ( Quando um Homem Ama Uma Mulher ) ou de máfia ( Coisas pra Fazer em Denver quando se Está Morto ) e suspense ( Jennifer 8 ). Mas foi com a saga Onze Homens e Um segredo que ele retornou com tudo na mídia. Como o dono de cassino Terry Benedict, ele tenta se livrar do golpe planeja do por Danny Ocean e sua turma. Ele ainda participou das outras continuações, mudando um pouco o foco do personagem. Mas nada que tire o brilho de sua interpretação no primeiro, que considero o melhor da série.
Ele também participou da animação Rio, como a Arara Azul Eduardo. Aí, meus amores, a coisa ficou ruim pra ele. Só se meteu em filmes nada a ver. Participou da vergonha Max Steel, filme sobre o boneco famoso da Mattel. E de filmes catástrofe como Tempestade - Planeta em Fúria. Não dá para um ator desse quilate ficar fazendo filme para pagar a conta de luz. Tira o mérito? Não. Tem necessidade de ele passar por isso? Também não. Oremos para que algum diretor ou roteirista o ressuscite, e entregue um bom papel pra ele. Ele merece os holofotes.
RR
Comentários
Postar um comentário